Palavra de Pastor

Pr Rogério Ataídes

Siga-me Lc 9:57-62

Assim que entregamos nossa vida a Jesus, entendemos o seu sacrifício por nós, somos tomados por alguns sentimentos inexplicáveis. Sentimos o desejo de retribuir ao Senhor de alguma forma, mesmo sabendo que não haverá como pagar tamanho amor derramado por nós.

Duros nos parecem ser os ensinamentos de Jesus no evangelho de Lucas se pararmos para analisar. Mas a missão de cristo mostra que o caminho para chegar a Deus era muito importante, por isso seus seguidores necessitam ter o mínimo de compromisso com o Reino dos céus.

O primeiro que lhe pede permissão para segui-lo não impõe qualquer condição ou dificuldade para acompanhá-lo, mas Jesus nunca prometeu que seria fácil ser um seguidor, por isso Jesus respondeu: “ O filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”, indica que o verdadeiro servo do Senhor muitas vezes pode se sentir abandonado, sem descanso, sem bens materiais, mas nunca será desamparado pela graça do Pai.
Já o segundo foi convocado por Jesus, mas sua reação foi diferente, ele não negou o chamado, mas não poderia seguir a Jesus naquele momento pois tinha que cumprir suas prioridades familiares, enterrar seu pai, mas Jesus taxativo em seu propósito de segui-lo respondeu: “deixe os mortos enterrar seu mortos, porém tu vai e anuncia o reino de Deus”, Jesus quer nos dizer sobre a importância de viver a boa nova, que não devemos dar importância com coisas terrenas, e que há tempo para todo propósito debaixo do céu.

O terceiro homem se oferece como discípulo, mas primeiro ia despedir-se da família, mais uma vez Jesus fala sobre ter responsabilidade com o reino de Deus, já que o compromisso só deveria ser assumido por seguidores comprometidos com trabalhos árduos, exigindo disciplina , atenção e perseverança. Por isso a resposta de Jesus: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”.

Assim, para sermos verdadeiros seguidores de Cristo, tenhamos ânimo para os propósitos de Deus, pois o trabalho duro será responsável pela poderosa colheita de frutos poderosos no Reino.
Amém!!!

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).