Por Paula Barreto

Fala Galera!!!!!

O tema que vamos abordar neste mês é:SOU CRENTE E MEU CASAMENTO ACABOU. POSSO DIVORCIAR? Casar novamente?

Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
Mateus 19:3-9
 

1-O número de divórcio entre evangélicos tem aumentado a cada ano. Qual motivo tem levado tantos casais à separação?

*O desconhecimento da palavra da DEUS,

*Falta de temor aos princípios do Senhor Deus,

*Querer trazer o modernismo mundano para dentro da igreja,firmando-se na palavra como assim faziam os farizeus,procurando uma justificativa para o divórcio.

Pr Caciano Vieira - Igreja Cristo é o Senhor

 

2-Como analisar a situação do divórcio entre evangélicos?

Sabemos que o divórcio não foi, não é, nem será a vontade de DEUS mas, sim se for em caso de adultério, traição ou pecado sexual e em outros casos muitos casamentos foram por intuição, carne, desejo sexuais, ou porque a família pressionou por ser crente, por paixões, por emoções, sendo assim todo o casamento que DEUS não UNIU, DEUS não tem compromisso de mantê-lo. Analiso sendo válido o divórcio dentro desses casos. Não esquecendo que o que DEUS uniu o homem não separa.

Prª Celina Santana - 3ªIEQ

3-O que se pode fazer para que menos casais evangélicos sigam a tendência de divórcios e recasamentos assim como o mundo?

Creio que uma orientação específica da Palavra de Deus para a vida dos casais, é uma das principais tarefas da Igreja no mundo de hoje. Muitos cristãos nunca estudaram o que a Palavra de Deus fala sobre esse assunto e tomar posse do que a Bíblia diz sobre a vida a dois é uma forma de superar as crises com sabedoria, evitando a dor do divórcio. Colocando Jesus como o centro do nosso relacionamento, e não o marido ou esposa, o crente vai conseguir ter mais força para honrar a Deus no seu casamento.

Prª Patricia Torres - 5ªIEQ

 

 

 

 

 

4-Separações e recasamentos entre evangélicos... como a igreja deve lidar com essa crescente situação?

Neste ano eu e minha esposa Gessi Fonseca da Silva, vamos comemorar Bodas de Ouro, cinquenta anos de convívio a dois sem nada reclamar pelo contrário, temos muito a agradecer a Deus. Quanto à indagação, sou nesta matéria conservador e fico pelo que está escrito em Mt 19:3-9, Na palavra de Deus não há mudança, muda, sim os conceitos, as leis o que não é nada bom para os que querem manter a fé cristã. Por isso não vejo de bom grado o que está acontecendo no meio do evangélico no que diz respeito à Separação e Recasamento entre membros de igrejas. O casamento que foi realizado "no Senhor" é indestrutível, não há maldição que o destrua++++++ mas, se estiver passando, por qualquer cabecinha, é bom ler 1co 7:39, entretanto, aqueles que antes não conheciam a palavra e vieram a se converter necessita de um conhecimento e reforma em áreas de comportamento, até mesmo no matrimônio. Assim, pelo que expus desobriga-me de emitir opinião na questão de um dois ou mais casamento no meio evangélico. Observo que esse assunto não é o único obstáculo difícil para a igreja no presente momento, já estamos vivendo com muito outros e para quem conhece a palavra sabe que o espirito de anticristo já opera no mundo e tenta se levantar contra tudo que é de Deus. Leia Dn 7:25

Pr Jurandir da Silva- Igreja Batista Betel

 

Apesar das argumentações serem variadas, assim como as interpretações, o notório é que o tema é um tabu entre crentes e gera várias discussões. O assunto ganha mais força num momento aonde o número de separações e recasamentos de evangélicos vêm aumentando em todo o mundo. “Penso que o perdão e a mudança de conduta são melhores do que a separação... neste caso concertar é melhor do que comprar um novo”. “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós” (Colossenses 3:13); “(o amor) Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Cor. 13:7).

 

Por Paula Barreto

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).