AS CRÔNICAS DE DANIEL SAAD
Inauguramos este quadro na certeza que este jovem,casado com Heli Suassun, morador em Taubaté tendo aproximadamente 120.000 seguidores por suas crônicas e que gentilmente aceitou nosso convite, irá contribuir na edificação da tua vida.

 

 NÃO JULGUEIS

“Não julgueis, para que não sejais julgados” (Mateus 7:1).

Sem dúvida nenhuma, é um dos textos, junto com 1 cor 13, ou João 3:16, ou Filipenses 4:13, ou Salmo 23, Salmo 91, MAIS CONHECIDOS da palavra de Deus... Mas com certeza é o MAIS MAL UTILIZADO DE TODA A HISTÓRIA!

Esse texto hoje em dia é usado pela grande maioria como um jeito de dizer”EI, ME DEXA PECAR EM PAZ!”.... pra se justificar, a pessoa pega no erro já manda um “Não julgueeeis! Me da revertério estomacal, sério kkkkk,vamo analisar...

“Não julguem para vocês não serem julgados”, disse Jesus. O que quer dizer então? Que os juízes devem considerar inocente todo bandido? Ou que devemos todo mundo pecar e nao falaremos nada pra nao correr o risco de “julgar? Que agora eu vou ver um rapaz aprontando, uma menina piriguetando e vou deixar pra lá? CLARO QUE NÃO!

Mas o que o texto está dizendo (Jesus no caso, se continuarmos a ler, o verso 2,3,4,5 etc) é o seguinte: “Voce aí, seu hipócrita, critica isso e aquilo do seu irmão, mas faz pior! Primeiro se trata comigo, e então vai ter autoridade de julgar o irmão” ELE ESTA CONDENANDO O JULGAMENTO HIPÓCRITA, e NÃO a exortação em amor! Além de que no sentido do julgar que Jesus diz, é no de dizer que a pessoa está CONDENADA ou não. EI! QUEM TE DEU O PODER DE JULGAR ASSIM? Isso tá errado.

Então quando devo julgar um irmão ?
Bom... Podemos encontrar na palavra de Deus, o termo JULGAR como 3 possíveis sentidos.

PRIMEIRO:julgar de forma a condenar. Essa responsabilidade é problema de Deus!
O cara fez isso, ou aquilo e você já manda ele pro inferno de cara! “Esse aí não tem salvação” NOSSA! VOCÊ VIROU DEUS E NÃO ME AVISOU ENTÃO? Não é problema seu.VOCÊ TOMA O LUGAR DE DEUS!

SEGUNDO:o julgamento hipócrita, você cobra da pessoa algo que você não faz! Hooo faça o que eu digo, mas não o que eu faço! Esse julgar é considerado por Deus como falta de vergonha na cara... Olha o que a bíblia fala: “Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus?” (Romanos 2:1-3)

FOOORTE HEIN!Julgar alguém que faz a mesma coisa que você é o mais profundo atestado de cara de pau da história. Acerta sua vida primeiro aí você vai ensinar os outros.

TERCEIRO:Julgar no sentido de exortar em amor.ESSE CASO É ACONSELHADÍSSIMO!
Se fosse proibido toda forma de julgamento, Jesus se tornaria um mentiroso pois, Ele mesmo diz: “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” (João 7:24)

Logo, a idéia de julgar conforme a reta justiça (Usando a bíblia de padrão) se torna algo PERMITIDO! Mas porque eu poderia julgar alguém? Qual o benefício de eu analisar o que um irmão ou irmã estão a fazer e JULGAR que é pecado e errado? Qual a vantagem e intenção disso?

A DE EDUCAR, A DE FAZER COM QUE ACERTEM A CAMINHADA! Isso na biblia se chama EXORTAR.
Sim,é o puxão de orelha com amor, visando a melhoria do amado amigo e não sua destruição. “Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade.” (Tito 2:15)

Ok... mas como faço isso ?

Bom,primeiro de tudo, ao reconhecer que um irmão ou irmã estão fazendo algo que é errado, só podemos entender que é errado, se compararmos com a palavra de Deus, e reconhecermos que é uma atitude CONTRÁRIA à palavra de Deus! Eu nao posso exortar alguém que não está fazendo nada de errado perante a palavra!

Segundo,devemos ter o olhar de Jesus em todas as situações. O Olhar de Jesus é diferente de todos os homens, porque os homens são altamente maldosos,eles querem matar e expor e humilhar,Jesus não! Jesus quer derramar perdão mas antes disso, quer que as pessoas acertem a caminhada.

O ser humano que julga com maldade, exige dos outros uma misericórdia que ele mesmos não faz. Já o ser humano que julga como Jesus, tem o desejo de ser participante da CURA de alguém.

O impiro, quando vê o outro errando diz: “MATA ELE! Miserável, pecador... etc etc etc..” Mas quando ele mesmo erra, aí clama “MISERICÓRDIA DE MIM”, bonito né? Julga o outro como um perdido desgraçado, mas quando você erra, clama por perdão!

Pra entender um pouco mais o que é o olhar de Jesus (Aquele que devemos ter ao olhar os que pecam) Temos que ler A famosíssima história dele e a mulher adúltera!

Em João 8, conta de um momento em que Jesus estava escrevendo na areia com um pedacinho de madeira, e lhe trouxeram uma mulher pega em adultério.A pena, de acordo com a Lei de Moisés,era a morte por apedrejamento.
Trouxeram a Ele a mulher, e disseram “foi pega pecando, vamos matar” E Jesus calmamente diz “Ok, aquele que nunca pecou, então atire a primeira pedra” Todos foram embora desde os mais velhos (sábios) até os mais novos. E Jesus virando pra ela diz: “Não te condeno,vá e não peques mais”.

Isso é misericórdia do olhar de Jesus!VEJA BEM! Ele não passou a mão na cabeça dela. Ele disse vá e NÃO PEQUE MAIS! Ou seja, vá e para de fazer besteira. Mas não destruiu ela com palavras assassinas.

O julgamento que a bíblia aconselha é esse!A intenção desse tipo de julgamento, NÃO É CONDENATÓRIA! É um aviso do tipo: “IRMÃO! OLHA O QUE VOCÊ TÁ FAZENDO MEU QUERIDO! ESCAPA-TE POR TUA VIDA!

Esse tipo de julgamento e MUITO necessário! É cuidado de um irmão para com o outro!
“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hebreus 3:13)

É por isso que Jesus nos ensina a ter os seus olhos na hora de julgar o irmão, para analisar a situação, deixar de fora qualquer pré-conceito nosso, e usar a reta doutrina (BÍBLIA !) para alertar o irmão do caminho, torto que ele andava.

Ao que julga, é preciso ter AMOR, ao julgado, HUMILDADE.o primeiro pra fazer a vontade de Deus, e o segundo pra aprender e crescer.

A INTENÇÃO DE JESUS TER INSTITUIDO O JULGAMENTO DE UM IRMÃO PARA COM O OUTRO, TEM UMA ÚNICA FUNÇÃO! ->

“Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.” (Tiago 5:19-20)

Mas DANI e se eu não quiser exortar? E se eu preferir deixar pra lá? AÍ É UMA COVARDIA SUA!

Quero te mostrar o que a palavra fala em Ezequiel cap 33... mas pra que você entenda o texto na íntegra, preciso te ensinar uma coisa.

Existia em Israel muito antigamente, uma posição no exército, chamado Soldado Atalaia (não, não é a castanha da índia kkkkkkkkkkkkkk)Esse soldado tinha UMA função no exército a de TOCAR A TROMBETA QUANDO O INIMIGO APARECESSE.

A missão dada a esse soldado, era uma só, avistando ele o exército inimigo, ele iria rapidamente tocar a trombeta e alertar os irmãos da chegada do inimigo.

EXATAMENTE A SUA FUNÇÃO! Você vai julgar as atitudes, palavras, comportamentos etc, do seu irmão, A FIM DE AVISÁ-LO: QUERIDO! O INIMIGO TÁ CHEGANDO,PARE COM O QUE ESTÁ FAZENDO! (Por favor leia Ezequiel 33 do 1 ao 9)

O povo ao ouvir a trombeta tocada pelo Atalaia, tinha 4 resultados possíveis:

1)Não dar ouvidos (Quando o irmão rejeitar sua exortação) Nesse caso, se o inimigo chegar e destruir, o atalaia NÃO TEM A MENOR CULPA. O irmão/povo foi avisado

2) Dar ouvidos, mas foi vencido.(Nesse caso, o irmão ouviu você, mas nao obedeceu e mesmo assim permaneceu no pecado) Nesse caso, o atalaia não tem também nenhuma culpa,ele avisou, foi ouvido mas nao obedecido.

3) O Atalaia avisa e o inimigo é vencido (Quando o irmão exorta, o exortado ouve, obedece e o pecado é vencido), Nesse caso Deus é glorificado e um irmão é ganho!

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; (Mateus 18:15)

4) O ultimo caso é o pior,é o do Atalaia NÃO AVISAR! (Ou seja, você vendo que o seu irmão está errando, e você NÃO FALA. ISSO É OMISSÃO).

O QUE A BÍBLIA FALA DISSO ?
Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. (Ezequiel 33:6)

TEMOS QUE TER ESSE JULGAMENTO DO ATALAIA DE VER O MAL CHEGANDO NA VIDA DO QUERIDO AMIGO E CORRER, TOCAR A TROMBETA NA ORELHA DELE. ESSE JULGAMENTO JESUS AMA!

PORQUE TUDO ISSO?

Porque ISSO É IGREJA! ISSO É CUIDADO, ISSO É UM IRMÃO CUIDANDO DO OUTRO, UM AMANDO O OUTRO. Isso é família!

SEM JULGAMENTO DE CONDENAÇÃO, MAS COM EXORTAÇÕES EM AMOR!

Os dias são maus.o mundo está nojento,precisamos cada vez mais da igreja, o corpo de Jesus, laços, você precisa criar mais laços.

Na selva, os carneiros selvagens sobrevivem contra os lobos, fazendo a tática da igreja, quando o inimigo chega, os mais fortes fazem um círculo ao redor dos mais fracos, impedindo que o lobo avance sobre eles.

Quando o mais forte se cansa, um descansado assume o lugar e o que cuidava, começa a ser cuidado.

Assim que tem que ser...

Que o Senhor nos ensine a saber julgar com os olhos e coração de Jesus! Não seja covarde,se te chamarem (assim como eu ouço todo dia) que você é julgador, que você é isso ou aquilo,ignora com classe pois:
“Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” (Atos 5:29)

“Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:10)

UM BEIJÃO NO CORAÇÃO DO DANIZÃO SAAD, QUE AMA JESUS DE VERDADE!!!

Espero que vocês tenham entendido de uma vez por todas o significado de “não julgueis” mas lembrem-se, antes de tudo, estejam as SUAS mãos limpas pois caso contrário, você mesmo será reprovado por Deus.
 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).