AS CRÔNICAS DE DANIEL SAAD
Inauguramos este quadro na certeza que este jovem,casado com Heli Suassun, morador em Taubaté tendo aproximadamente 120.000 seguidores por suas crônicas e que gentilmente aceitou nosso convite, irá contribuir na edificação da tua vida.

 

  O que é Onisciência? Deus onisciente!

“Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Romanos 11:34-36)

Imagine você saber de tudo o que está acontecendo no mundo nesse instante, exatamente agora, o que todos seus amigos estão fazendo.Imagine você saber de todas as conversas de whats app que estão sendo realizadas.Imagine você saber quantas pessoas estão comendo um hamburguer agora, quantas estão trabalhando, imagine você saber quem está dando um beijo em quem agora, imagine você saber isso, de segundo em segundo.Imagine que cada pessoa de São Paulo você saiba o nome e a data de aniversário. Agora imagine você saber tudo isso de todas as pessoas que já viveram e as que ainda não nasceram.Imagine você saber o que cada pessoa dessas já sonhou,imagine você saber os pecados que cada uma já cometeu, imagine você saber que pessoa vai se encontrar com quem e imagine que você sabe qual os passos cada uma delas dará, imagine você saber quais serão TODAS as palavras que você dirá até o último dia da sua vida.Imagine você saber quantas formigas tem no mundo e imagina você saber o nome de cada uma das estrelas e só pra você entender, tem mais estrelas no universo do que grãos de areia na terra,não cabe na nossa cabeça tudo isso, é impossível... é alucinante... é surreal... mas tudo isso já existe, já existiu e está existindo na cabeça de nosso DEUS.
Isso me faz entender que não há pra Deus surpresas... imagine que louco isso.Deus vive sem ser surpreendido!!!

Estava agora conversando com o Pai e uma coisa me veio a mente. Não importa o que eu diga para Ele, Ele já sabe “Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.” (1 João 3:20) não importa o problema que eu traga pra Ele, Ele não é pego de surpresa, pois Ele mesmo já sabe TODOS os nossos dias.. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. (Salmos 139:16)

Deus não tem um plano B, nada do que aconteça o pega “de calças curtas” como se diz aqui, ou desprevenido.Ele sabe tudo, desde a antiguidade, Ele está no controle.. “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.” (Isaías 46:9,10).

Vou te explicar de forma simples.Deus sabe do futuro, simples assim, Deus sabe do amanhã! O que pra você é um desastre, pra Deus é correção de rota, o que pra você é tragédia, pra Deus é reformulação, o que pra você é perda, pra Deus é livramento. Sei que você está passando por uma situação ruim, medo de mudança, medo do que tá acontecendo mas Deus já tinha isso na mente dele! E isso está te levando para um lugar melhor! Tá te fazendo crescer! “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8:28) mas aí você pode pensar e quando algo ruim acontece? Ele determinou? NÃO, claro que não, se eu quiser sair agora de casa e cometer um crime, não foi Deus quem mandou ou determinou que eu fizesse isso. Deus SIM SABIA! Isso é a presciência. Presciência é o ato de Deus SABER tudo o que acontecerá mas não é um determinismo da parte dele. Agora, mesmo em uma situação terrível como por exemplo, se eu sair e cometer um assassinato, em caso de um arrependimento sincero da minha parte, Ele teria um plano pra transformar essa maldição em benção, mesmo eu preso. “Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.” (Neemias 13:2)
Então, Deus é poderosos e sábio o suficiente pra perdoar e pra ajustar o caminho de qualquer um! Eu digo isso por 2 motivos básicos:

Primeiro Deus é puro amor “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (1 João 4:8) e segundo porque não faz acepção de pessoas “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.” (Atos 10:34,35)
Isso quer dizer que, mesmo sabendo o que vai acontecer, Ele ainda se revela pras pessoas, mesmo sabendo que pecaremos mesmo após termos sido alcançados pela graça, Ele ainda insiste em nós, mesmo sabendo o potencial nojento e pecador do ser humano, Ele perdoa e derrama o Espírito de Deus, E MESMO sabendo que a pessoa pode
vir a se desviar do evangelho, como a palavra diz em (2 Pedro 2:20) “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;”

MESMO ASSIM, Jesus permite que a palavra chegue ao coração dessa pessoa, e mesmo assim morreu por ela, Ele morreu por todos! “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2 Coríntios 5:15)

Vou te dar um exemplo, olhe Jesus e seus discípulos!
Jesus deixa claro o seu enorme desejo de tomar a última ceia com seus amigos, Jesus desejava muito esse último momento com eles. “E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça” (Lucas 22:15), aqui fica um mistério, Jesus queria muito tomar essa última ceia, pois era a última chance de tomar a Páscoa com eles OU porque sabia que acabando a ceia seria logo crucificado e voltaria ao seu estado de Glória Divina? Só saberemos perguntando pra Ele lá em casa rs.... Mas Jesus sabia que JUDAS estaria lá e mesmo assim tinha prazer em estar com Judas, mesmo SABENDO o que Judas faria. Que loucura! “E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair.”

(Mateus 26:21) mesmo sabendo de tudo isso, Ele beija Judas, ele chama de amigo, e por 3 anos, Ele ensinou, amou, educou, edificou, evangelizou, mostrou prodígios e maravilhas, a Judas. Jesus não é um homem normal..... Se eu soubesse quem me trairia, eu já não teria nem relacionamento a partir de agora!

Eu não queria esse poder, o de saber o futuro, se você soubesse o futuro, você conseguiria ser quem você é? Você conseguiria ser amigo de quem você sabe que te trairá? Você conseguiria se casar sabendo das brigas que teria? Você conseguiria entrar num trabalho onde soubesse que sofreria um acidente? Você conseguiria ter filhos se descobrisse que eles poderiam ficar doentes, ou morrerem cedo, ou serem muito mal educados? Você conseguiria ser amável e simpático com quem você sabe que te abandonaria depois? Pois é... Deus não é assim e Deus lida com isso todos os dias, ouvindo nossos pedidos de perdão, as vezes falsos, as vezes sinceros mas sabendo que logo logo tropeçaremos novamente, ou desobedeceremos, ou até alguns se afastarão da casa dEle mas o incrível é que Ele permanece amor,permanece Fiel. “Se formos infiéis, Deus permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (2 Timóteo 2:13)

Isso é surreal pra minha mente.Deus saber que eu errarei, que eu vacilarei, que eu trairei o amor com o qual fui amado, E MESMO ASSIM Ele insiste em mim! “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)
Alguns dirão: Ora, se há perdão e amor abundantes, LOGO, posso pecar a vontade! “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Romanos 6:1,2)

Alguns pecam, pois estão com a mente lotada de pensamentos do tipo “To com raiva, to rebelde, vou curtir a vida, vou aprontar mesmo, depois eu volto pra igreja e peço perdão”. SEU TOLO,você não faz idéia da asneira que está falando, primeiro pois não sabe o momento da morte: “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” (Tiago 4:14) ou seja, você pode partir dessa vida estando afastado, e aí de você se morrer no pecado!!! E segundo que se você entendeu realmente o amor de Deus, você não vai querer permanecer no pecado! “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” (João 15:10)

O que estou a dizer é, Deus é incrível! Incrível porque Ele nunca é pego de surpresa, Ele sempre está no controle, Ele sempre tem uma saída, Ele sempre transforma o mal em bem, Ele sempre corrige minha rota, Ele sempre sabe como cuidar de mim, Ele me ama mesmo cheio de meus defeitos, Ele insiste mesmo sabendo que eu ainda darei muitas mancadas e mesmo que a vida seja uma loucura e pareça que TUDO está dando errado. O Pai tem um plano melhor e o final é bom, Ele não só conhece os mínimos detalhes da nossa vida mas também de tudo ao nosso redor pois, menciona que sabe até quando um pardal cai ou quando perdemos um único fio de cabelo (Mateus 10:29-30) Você é alvo do cuidado de Deus e o plano dele pra sua vida, é FENOMENAL!

Amo voces, com um amor muito forte, de verdade.Muito, muito grato a Deus pelos que oram, pelos que incentivam, os comentários no facebook, no email, VOCES levantam meu ânimo e o de Heli! Obrigado por isso, Obrigado mesmo, em especial aos poucos que abençoam essa obra. muito bom saber que podemos continuar, saber que tem quem apoie,enfim... tô feliz... vamo pra cima!

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).