AS CRÔNICAS DE DANIEL SAAD
Inauguramos este quadro na certeza que este jovem,casado com Heli Suassun, morador em Taubaté tendo aproximadamente 120.000 seguidores por suas crônicas e que gentilmente aceitou nosso convite, irá contribuir na edificação da tua vida.

 

"Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes." (1 Coríntios 12:1)

É uma cronica LONGA mas completinha!Porque vai tratar de vários assuntos importantes aos que querem andar como Jesus andou.

A bíblia trata de dois assuntos MUITO, MAS MUITO importantes, que ao mesmo tempo, são MUITO, MAS MUITO mal entendidos.

Os DONS do Espírito, e o FRUTO do Espírito.Vamos juntos desvendar a verdade de acordo com as Escrituras...

Antes de tudo, pra ficar bem claro na nossa cabeça.Vou criar uma história fantasiosa.Imaginem que eu fundei um time de futebol, vou dar um nome com duas coisas que eu gosto,Doritola!!não,muito ruim.... Cocaritos? Sim!!! Cocaritos Futebol Clube!Gostei. O uniforme é laranja vermelho e preto! E o mascote um galo muito locoooo kkkk

Ei ! Entenda que esse time é a igreja ok? A metáfora toda está nisso, em imaginar como se o time fosse a igreja.. .. Mas enfim, vamos continuar que no final você vai ver como faz sentido.

O time foi fundado, porem, não tenho jogadores,o que eu faço então?

Uma "peneira"! Eu chamo um monte de gente que SE DIZ jogador, e começo a analisar se de fato, eles jogam como dizem que jogam! Eu sou um olheiro profissional, eu só de bater o olho sei quem joga, ou quem só joga da boca pra fora! (Nesse caso é Jesus olhando os que se dizem dele, e os que são de fato, Ele sabe só de olhar...)

E começo os testes... coloco um por um pra chutar, pra correr, pra saltar e cabecear, pra fazer cruzamento, tiro de 100m, uma corrida ao redor do estádio pra testar o fôlego e por ai vai...

Entendam bem... Eu seria ABSURDAMENTE tolo, se eu escolhesse somente jogadores de uma mesma posição!

Mas vou ser tolo nessa história pra vocês entenderem o que eu quero dizer.Imagina que eu achei 11 jogadores top, um chamava Bessi, outro Tristiano Conaldo, o Outro o Monaldinho Lenomeno, outro o Monaldinho Raúcho, outro era o Tomário, o outro o Limbraimovit, o Blaradona, o Relé, o Zarrincha, o Xeymar, Jarlitos Neves e por ai vai... TODOS atacantes fenomenais!! (Mudei o nome pra não ser processado, só isso... ninguém adivinhará quem são de verdade hahaha)..Eu escolhi os MELHORES atacantes da peneira e coloquei todos pra jogar. Afinal, se individualmente fazem muitos gols, TODOS juntos, farão MUITOS gols.

Pra eu poder identificar que todos eram de minha equipe, lhes foi dado UM UNIFORME!

Um uniforme semelhante, pra não haver confusão. O uniforme era o mesmo pra todos.

Fui pra primeira partida. Eu com 11 atacantes já fiquei imaginando que cada um faria um gol, e que num azar muito grande, no mínimo 5 a 0 eu faria! Olha os atacantes que eu tenho.E pra minha surpresa eu perdi feio de 6 a 1 e esse 1 foi contra do outro time.COMO ASSIM??? O que deu errado??? Eu peguei os melhores atacantes!!!Sentei e comecei a pensar e pensar aonde estava meu erro.Então por sorte, eu tinha uma esposa linda, cristã, perfumada, cheirando florata in gold, loira e de faixa na cabeça e boca grande kkkk e ela chegou e falou, meu amô,Meu bebê, meu tudo (eh uma fofa né)kkkk Você está cometendo um erro. Você pegou todos os que jogam na mesma posição e colocou-os para fazer o que não sabem, o Xeymar não sabe ser zagueiro, o Zarrincha não é goleiro, o Monaldinho Fenomeno não sabe ser volante meio campo.

Não dá certo se todos tiverem o mesmo talento!Então eu peguei, dei um abraço e um beijo na minha esposa porque ela foi uma gênia, levei ela pra jantar porque ela merece, conversamos sobre as maravilhas do mundo celestial e de Jesus que há de vir, rimos muito, nos alegramos e depois fomos embora pra casa e não interessa pra vocês o resto dessa parte da história rsrsrs

Aí no outro dia eu acordei e fiz uma nova peneira e comecei a distribuir meu time, com vários tipos de jogadores, um de cada posição, coloquei um goleiro no gol, um lateral na lateral, um meio campo no meio campo e assim o time ficou COMPLETO! Ficou cada um na sua posição CORRETA o time se tornou um corpo perfeito!

Chamei a todos, coloquei neles o mesmo uniforme, e fomos pra próxima partida. Ela começou, e ganhamos de 3 a 0... e o desempenho de todos foi muito elogiado.

O que isso tudo tem a ver com a igreja de Cristo ?

Bom.... Primeiro de tudo:Só joga quem é jogador!!! O olheiro sabe muito bem quem chega no meio de todos dizendo "EU SEI JOGAR" só que não joga porcaria nenhuma...O olheiro sabe quem JOGA MESMO, ou quem SÓ FALA QUE JOGA!!! Jesus Cristo sabe quem é seu, e quem só diz que é!!

Ele conhece a hipocrisia pelo cheiro, e reconhece os filhos de longe! (Naum 1:7) "O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e CONHECE os que confiam nele."

Não adianta NADA você me dizer que faz parte de uma igreja, se VOCÊ não é a igreja, é igual eu chegar num congresso de pianistas, com um monte de pianistas, e me vestir como eles, e andar com eles, e comer com eles, mas quando me colocarem um piano na frente eu não sei o que fazer. É assim com Cristo, não adianta andar com crente, viver como crente, falar como crente, e por dentro ser uma velha criatura.Você engana eu, o seu pastor, os seus pais, seu marido, você engana sua mulher, você engana a igreja. TODO MUNDO acha que você é ótimo!

Mas se você não for, você não engana ao Senhor Jesus! Em nome de Jesus, se você se sentiu culpado agora pára de ler isso um pouco e faz comigo essa oração agora!

"Senhor Deus e Pai tenha misericórdia de mim.NÃO QUERO MAIS PAI, não quero mais viver uma vida dupla, não quero mais ser um na igreja e outro fora, me ajuda em nome de Jesus a me manter fiel! Eu sei da iminência da sua volta, eu sei da iminência do juízo mas que em nome de Jesus eu não seja deixado, mas eu seja levado.. em nome de Jesus o Cristo,AMEM!!!"

------Voltando à história ------

Uma vez que eu escolhendo então os jogadores, fui e coloquei neles um UNIFORME!

Mas que é isso? UMA ROUPA IGUAL. Como assim Dani??

MEU FILHO!! TODO AQUELE QUE SE DIZ CRISTÃO, tem que andar do mesmo jeito!!! "Ah Dani você tá dizendo que eu tenho que usar terno, ou andar com a bíblia debaixo do braço, ou então cortar o cabelo como todo mundo, ou então falar todo mundo igual.. tudo eu falo GLÓOOOOOORIA A DEEEEEUS!!!! ou é maaanto!Deus de mistéeerio! OOOOO Deus dos exéeercitos! Se eu falar ou me vestir assim Jesus vai me achar cristão então?!?"

CLARO QUE NÃO FILHO!

Não to falando de exterior! To falando de uma mudança ITERNA, que reflete do mesmo modo em todos, na forma de FRUTO DO ESPÍRITO!

O UNIFORME DE TODO AQUELE QUE CRÊ É O FRUTO DO ESPÍRITO.Não adianta você achar que engana ou enrola a Jesus com atitudes externas e rituais, e etc, você vai agradar a Jesus quando seu interior o desejar de todo coração....e o buscar mais que tudo! Quando você internamente busca a Jesus e se enche DELE, o seu exterior começa a refletir o que mudou dentro de você, aí que surgem as várias faces do FRUTO DO ESPÍRITO.

FRUTO!

Bom... Como eu disse, todo mundo que quer jogar no Cocaritos F.C TEM QUE USAR O UNIFORME, Jesus nos dá essa vestimenta, não de forma têxtil, mas de forma COMPORTAMENTAL.

Vou tentar mostrar com a bíblia.. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados." (João 15:5,6)

O que Jesus está sendo claro aqui em dizer é UMA VEZ QUE VOCÊ SE UNE A MIM (isso é o batismo) VOCÊ PASSA A VIVER POR MIM!!!Gente,tenham entendimento agora,um ser humano que não crê em Jesus, não tem a vida eterna, porque JESUS É A VIDA ETERNA, mas um ser humano que passa pelo processo do novo nascimento, VIVE ETERNAMENTE! Não Por SI SÓ!! mas por ser UM COM CRISTO! E a vida de Cristo passa a ser a minha. A carne voltará ao Pó, mas minha alma estará eternamente com JESUS TOP DAS GALÁXIAS!!!!!

Se eu sou um com Jesus, eu morri com Ele na cruz, e meus pecados foram pagos, mas eu também ressuscitei com Jesus, por isso eu vivo pra sempre !! (João 3:16 !!)

Assim, aquele que está em Cristo, por CONSEQUÊNCIA passa a ter atitudes de Jesus é um PROCESSO, dia após dia, de aprendizado, não sem dor, não sem provação, não sem algumas "podas" como o próprio texto de João 15 diz, no verso 2.A questão eé que, aquele que foi encantado pelo amor de Jesus, não sobra outra opção a não ser andar como Cristo andou, de outra forma é falsa a confissão de fé, pois "aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou." (1 João 2:6).

O que eu to querendo dizer é que andar como Jesus, é o ato de caminhar diariamente com Deus (é aquele estado de constante oração silenciosa e mental, de falar de Jesus quando a oportunidade surge, de lembrar das promessas, de se alegrar com a vitória do irmão.. temos que ser "mini-Jesuses" na terra mesmo! É disso que to falando! Não necessariamente pessoas de expressão midiática, ou FAMOSAS, muito conhecidas.. não é isso.. é de fazer a diferença no local onde você está, ainda que seja pra uma pessoa só, uma alma vale o mundo!

Assim é a gente! Como um ramo de uma árvore (nós EM Cristo) que a árvore sustenta, a árvore dá energia, alimento, e toda a possibilidade que o ramo necessita pra crescer forte e bonito, desde que, permaneça ligado na arvore (isso é santidade)A única função do ramo, é produzir o seu fruto e que fruto é esse?

 

Está em Gálatas 5."Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5:22,23)

A pessoa que todo dia busca a Jesus, não como rotina de vida, mas como a própria vida... Que Jesus não é um momento do dia, Jesus é o dia todo.. Essa pessoa vai aos poucos demonstrando, cada vez mais, o fruto do Espírito... É meio que consequencia natural ao que crê, demonstrar o fruto... (Não é os frutos, o texto é no singular rs)

Não necessariamente a bíblia cobra uma intensidade, do tipo VOCÊ TEM QUE SER O MAIS MISERICORDIOSO, O MAIS MANSO não... não necessariamente isso, mas cada dia temos que ser MAIS do que no dia anterior (Isso é santificação) essa pessoa será cada vez mais tudo isso que o texto falou, quanto mais tempo com Jesus, obviamente, eu tenho que estar mais e mais e mais demonstrando esse fruto.É meio Obvio!

Vou cobrar de um cara que acabou de entrar na igreja, que é uma pequena mudinha de planta, ou ainda é uma sementinha, que tenha as mesmas atitudes de um cara com 20 anos de conhecimento de Jesus?? Tenho que ter amor e cuidado pra não exigir muito, no sentido militar da coisa, de quem ainda está em processo inicial de virar um ramo fortão.

Quero comentar cada parte do fruto de Gálatas 5.

1)AMOR – Amar que te ama é fácil.. quero ver você amar seu vizinho funkeiro, ou sua sogra que come seu rocambole da geladeira, ou seu cunhado que toma o seu vinho espanhol de 200 anos que estava guardado, ou sua prima que pede seu vestido e devolve com furo, ou seu Pai que te chama pra ajudar a mexer no smartphone dele.Esse amor é a capacidade de olharmos pro outro entendendo a situação de cada um... de procurar entrar na pele da pessoa e compreender os seus motivos... é de fazer o que Jesus faria !!!

2)ALEGRIA – Cara feia pra mim é fome, azar na hora de nascer OU falta de Jesus! É muito estranho... mas quando eu acordo cantando, louvando, fazendo festa, eu fico alegre, mesmo cheio de problemas, é estranho kkkk "Porque o que ama Jesus, o coração alegre, até o rosto fica bonito!" (Prov 15:13)

3)PAZ – A bíblia nunca colocou paz como ausência de problemas, claro que não, a bíblia coloca paz, como sendo a CERTEZA de que no meio do fogo, Jesus está presente ! Isso é ter paz !

É dormir no meio da tempestade, é de ter esperança quando não se há esperança, é de reinar sobre a morte, é de rir da improbabilidade.. é de viver o sobrenatural...

4)LONGANIMIDADE – É capacidade de suportar qualquer tipo de afronta e intempérie, e mesmo assim permanecer no seu mesmo estado de normalidade emocional, é como Jesus, que por amor a nós, pela alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, é ter, por amor, paciência, a capacidade divina, de se aproveitar a cada minuto que você tem, aproveitar a situação pra desvendar tudo o que Deus está usando ao seu redor pra falar com você enquanto o que você espera, ou suporta não acontece ou chega ao fim, é nessa hora que você mais tem que ficar atento aos sinais de Deus ao seu redor, ao invés de focalizar tua mente só no objeto que está te causando a impaciência, ou tirando tua paz, começa a usar esse tempo para aprender a analisar o mundo ao seu redor, você vai se surpreender.Sempre lembrando que "O tempo de Deus é perfeito e que Ele está vendo tudo o que está acontecendo.

5)BENIGNIDADE E BONDADE: Esses dois são como duas asas de um pássaro, ou dois remos de um barco (olha que fofo filósofo eu estou hoje), nenhum deles vai funcionar bem, se o outro não estiver junto! Benignidade é uma condição do INTERIOR do ser humano, quando esse está sendo motivado pelo Espírito de Deus, e Bondade é uma condição EXTERIOR, demonstrada em atitudes! Um exemplo:você passa e vê uma pessoa em necessidade, se você se compadecer dela, é porque foi benigno, se você se predispuser a ajudar, você está sendo bondoso. Uma pessoa só benigna, não toma atitude nenhuma, e uma pessoa só bondosa, faz o ato de bondade por algum outro interesse, a não ser o amor

6)FÉ: aqui eu quero escrever um pouco a mais.O mundo hoje diz que fé é um atributo que todo ser humano tem, é o poder do "pensamento positivo", é o fato de eu acreditar que o "universo" vai conspirar ao meu favor mas não é isso que a bíblia fala a fé, da palavra de DEUS , é um DOM dado pelo Espírito Santo aos que possuem o Espírito Santo, não se faz faculdade de fé, não existe curso a distância de fé, não existe terapia pra ser ter fé uma vez que fé é um dom DE DEUS (efésios 2:8) eu só terei a verdadeira fé, quando eu tiver JESUS EM MIM, é isso que a palavra quer dizer.Quando Paulo fala assim em Gálatas 2:20, ele diz "Estou crucificado com Cristo, e agora não sou eu quem vive, mas é CRISTO que vive em mim, e a vida que eu agora vivo nessa carne, eu vivo pela FÉ.. DO FILHO DE DEUS ! que a mim me amou, e por mim se entregou."... atente que ele não diz pela fé NO filho.. mas a fé DO filho! Porque não é no, e é do? Porque eu por mim mesmo não tenho fé em nada! é Jesus em mim que me da fé, porque a fé é DO FILHO DE DEUS! Se fosse NO, a fé seria minha NELE, mas a fé do, é a DELE em mim!

AMO VOCÊS!

JESUS É A VERDADE, E A VERDADE

LIBERTA!

 

 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).