cantinho da verdade!!!

Pr Paulo Nemias

 


Onde estão nossos talentos...

Em Mateus 25:14,15, Jesus começa uma parábola: “Mais uma vez, (o céu) será como um homem que está indo em uma jornada, que chamou seus servos e confiou sua riqueza a eles. A um ele deu cinco talentos, para outro talentos, e para um outro talento, cada um de acordo com sua habilidade. Então ele foi em sua jornada “.

Eu me pergunto como seria o nosso mundo hoje, se não tivéssemos recebido o Novo Testamento. Se não o tivéssemos, não saberíamos nada sobre a vida e a obra de Jesus, de sua compaixão, dos milagres que realizou ou qualquer coisa das verdades que ensinou. É impossível quantificar a perda que teríamos sofrido se não tivéssemos o Novo Testamento. Mas, felizmente, nós temos isso.

A história dos talentos é um grande exemplo de quão ricas e significativas são as parábolas de Jesus. Eles continuam a ser a base da Igreja e uma grande fonte de força para aqueles que vivem uma vida de serviço aos outros. Até a leitura do significado literal das parábolas alimenta a alma. Mas ainda mais quando percebemos que cada parábola é uma história terrena com uma mensagem espiritual dentro dela. A parábola dos talentos mostra como o Senhor provê tudo o que precisamos para adquirir uma vida celestial e nos diz o que é exigido de nós. Isso fica claro quando olhamos para além do significado literal.

O Senhor nos deixando em liberdade para fazer escolhas é o que é significado pelo mestre que dá os talentos e depois sai em uma jornada. Na realidade, é claro que o Senhor não vai embora, somos nós que nos afastamos dEle. Nós caímos na ilusão de que vivemos de nós mesmos e sentimos como se o Senhor não estivesse por perto. Mas, embora os talentos não pertençam aos empregados, eles são capazes de investi-los e adquirir talentos adicionais.

Quando uma pessoa usa as verdades que sabe fazer o bem, para ajudar outro ser humano, por exemplo, adquire o amor do Senhor em seus corações. Tomamos as verdades que o Senhor nos dá e as usamos para adquirir amor, o que podemos levar conosco para a próxima vida. Atos de caridade foram feitos em nome do Senhor por milhões de pessoas em todo o mundo por mais de dois mil anos.

Eu imagino que a grande maioria das coisas feitas em nome do Senhor nunca são atribuídas a Ele, porque Deus não busca o crédito por elas. Ele faz coisas apenas por amor à raça humana.

Em nossa parábola dos talentos, o mestre vai embora e os servos são capazes de usar a riqueza do senhor como quiserem. É investindo as verdades do Senhor em vida por amor a Ele, embora pareça ausente, que ganhemos algo mais que nos servirá na próxima vida. Observe que os servos recebem quantidades variadas de talentos.

Portanto, se quisermos investir na vida eterna, devemos fazer o bem pelo bem dos bens e isso significa que não queremos ganhar com este mundo. Nós não precisamos buscar crédito neste mundo temporário. Como o Senhor diz em Mateus 6:4: “Então teu Pai, que vê o que é feito em segredo, te recompensará”.

Assim devemos nos entregar cada dia mais e dedicar nossas vidas ao Senhor...

Amém!!

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).