DIZ AÍ...

Com Mateus Carvalho

 

 

O que fazer quando um jovem ou adolescente deixa de ir à igreja

"Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido".

(Lucas 19:10)

Seguidamente vemos isso acontecer, tanto nos pequenos grupos como cultos regulares de jovens e adolescente, e na maioria das vezes, sem uma razão aparente.

Quais são as maneiras que você pode lidar com os pessoas que apenas "desaparecem"?

01. Não perca tempo

Se você esperar três ou quatro semanas, talvez já seja tempo bastante para ele esfriar sua fé e se envolver com pessoas que o "arrastarão" de volta para as velhas práticas. E mais, entrando logo em contato você está comunicando: "Eu me importo com você. Percebemos sua falta". Mesmo se você sabe a razão pelas ausências, vá direto ao ponto e trate o assunto.

02. Comunique-se

O mínimo que você pode fazer é ligar, enviar uma mensagem no whatsapp ou messenger. Se o seu objetivo é fazer com que esta pessoa volte ao seu "rebanho", uma visitinha rápida continua sendo também a melhor investida. A coisa mais importante que você pode dar a ela é sua atenção.

03. Há algum problema?

Se há um problema dentro de seu grupo que tem causou o afastamento dessa pessoa, você precisa entender melhor para solucioná-lo. Leve alguém do seu grupo junto com você, orem juntos e conversem. Pode ser problemas em casa também: divórcio dos pais, dificuldades financeiras, problema de saúde, etc. Pessoas que não estão firmes costumam afastar-se da igreja quando algo assim acontece.

04. Não desista

Não aceite simplesmente uma desculpa. Seja persistente de uma forma legal, mas não seja chato. Principalmente, perceba se essa pessoa tem um interesse pelas coisas de Deus ou ainda está "iludido" com a vida longe de Deus; Mesmo assim, quando ele decidir voltar, se você o visitou, isso será consideravelmente mais fácil.

05. Conte com a ajuda de um líder

Muitas vezes nossos líderes tem uma percepção que não temos, e vice versa, se você é um líder, converse com outras pessoas do seu grupo. Principalmente para orarem juntos pela questão.

Na maioria das vezes, um pequeno gesto pode ser mais útil do que várias pregações. As atitudes sempre falam mais alto do que as palavras.

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).